Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Juventude Q Faz a Diferença Organiza 1ª Feira de profissões de Duque de Caxias

Vinícius Veiga e Erick Lima ( Juventude Q Faz a Diferença) representando o Fórum Municipal de Juventude, organizaram e solicitaram apoio da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias na realização da 1ª Feira de profissões, promovida pela Escola Municipal Senador Afonso Arinos, localizada no bairro Nova Campina. O evento, realizado no dia 10 de novembro, teve a parceria da Fundec e a Secretaria de Trabalho e Renda e reuniu os estudantes da rede pública de ensino e moradores da região, com o objetivo de apresentar e informar sobre cursos de qualificação profissional, graduação e estágios, a fim de transformar a realidade da comunidade.

No local, havia seis estandes onde os estudantes podiam conhecer os cursos oferecidos pela Fundec, como: Montagem e Manutenção de Computadores, Manicure/Pedicure, Cabeleireiro/Arte nos Cabelos, Operador de Telemarketing, Idiomas (Inglês e Espanhol), Informática, Pré-Técnico (com previsão de formação de turma para 2011), entre outros, e confirmar o talento dos alunos, com serviços gratuitos de Cabeleireiro, Arte nos cabelos e Manicure, oferecidos à população.




No estande organizado pela Universidade Estácio de Sá, era possível informar-se sobre os cursos de graduação em suas diversas modalidades: presencial, semi-presencial e a distância e fazer testes vocacionais. Já no estande do CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, os discentes podiam preencher fichas de cadastros, com a finalidade de candidatarem-se a vagas de estágios em Instituições.

Para Ana Paula Monteiro, Assistente de Atendimento às Instituições de Ensino e Acompanhamento de Estágio, do CIEE,afirmou que esta iniciativa é muito importante para quem deseja qualificar-se profissionalmente e conquistar uma vaga no mercado de trabalho . "Este tipo de ação é excelente para os jovens porque é uma possibilidade de inserção no mundo do trabalho e para as empresas é uma oportunidade de encontrar profissionais talentosos,”declarou.

Segundo a diretora da Escola Municipal Senador Afonso Arinos, Maria de Lourdes Nascimento, a feira foi um momento ímpar na vida dos jovens munícipes. Ela , ainda, parabenizou todos os profissionais envolvidos e disse que é preciso oferecer alternativas e informações necessárias aos estudantes duque caxienses para que estes possam decidir os caminhos que desejam trilhar profissionalmente.



A Presidenta da Fundação Roberta Barreto, aproveitou o momento e confirmou o talento das alunas da Unidade Parque Paulista, curso Cabeleireiro. Ela lavou os cabelos e fez uma escova com a aluna Jéssica Natália de Morais, 18. Outra, que empolgada com o curso de Arte nos Cabelos, disse que já está ganhando seu próprio dinheiro, através do seu trabalho, é a aluna Michele Vieira de Lima, 16. "Estou muito feliz com o meu novo ofício. Atendo em casa às minhas amigas e cobro os serviços de cabeleireira. Eu aplico tinturas e corto o cabelo delas. Já estou contribuindo nas contas de casa".
Todos nós que integramos o Movimento Juventude Q Faz a Diferença estamos felizes pela concretização de mais um sonho. Construir um futuro melhor depende da participação de todos, e gerar igualdade de oportunidade é que estamos tentando fazer. 

Presidenta da Fundação Roberta Barreto



Um comentário:

  1. Meu nome é Pietro Diogo, e tambem faço parte da Juventude Q Faz A Diferença. E vim aqui pra falar com você, é você mesmo! Te convido pra fazer parte não só de um grupo de amigos e companheiros que se reunem para discutir o que é bom ou ruim para a nossa juventude, mas sim jovens comprometidos com a trasformação juvenil de nosso município, com uma proposta irreverente, com o jeito e a cara da juventude. O que nos garante as diversidades são nossas maneiras diferentes de pensar, não queremos a unidade de pensamentos e sim a disponibilidade de convencer e ser convencido, o exercício do planejamento. É essa equação que nos dá o resultado na unidade de ação e a perspicacia e sagacidade para a avaliação critica e sincera. É verdade somos diferentes, porém unidos por nossas diferentes experiências nos movimentos juvenis como os estudantis, bairros, culturais, sociais, trabalhadores e mais. Estamos nos preparando para ocupar os lugares de representação dos jovens de Duque de Caxias e não fugir de nossa taréfa.

    Um forte abraço do amigo Pietro, e até sempre!!!

    ResponderExcluir